Marketing de influenciadores é o processo de promoção e venda de produtos ou serviços por meio de pessoas capazes de impulsionar ações a partir do seu público-alvo.

Os influenciadores compartilham os valores de uma marca e seus clientes, eliminando a lacuna entre ambos. Embora o marketing de influenciadores seja muito popular ultimamente, não é algo novo. Influenciadores como atletas, celebridades e até mesmo líderes políticos impulsionaram as conversões durante décadas.

Hoje, empresas de todos os setores utilizam o potencial do marketing de influenciadores. Aproximadamente 86% dos profissionais de marketing usaram a estratégia em 2017 e 92% acharam útil.

Benefícios do marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores é uma forma de publicidade “inbound”. Isso significa que essa estratégia atrai leads e clientes para você, em vez de pedir à sua empresa para procurá-los. O marketing de influenciadores se tornou mais popular agora que 92% dos consumidores confiam em recomendações boca a boca, em comparação com apenas 33% que confiam em anúncios de banner. O marketing de influenciadores proporciona:

  • Maior retorno sobre o investimento: empresas de todos os portes têm resultados positivos com marketing de influenciadores. Essa forma de publicidade gera até US$ 11,69 em valor de mídia ganho a cada US$ 1 investido.
  • Mais conversões: 22% dos profissionais de marketing afirmam que o marketing de influenciadores é o canal que mais cresce para aquisição de clientes.
  • Melhor reputação da marca: como seu público-alvo já valoriza e respeita seus influenciadores, a opinião desse público sobre sua empresa melhora quando você interage com as pessoas certas. O “efeito halo” gera para as empresas credibilidade instantânea.
  • Autenticidade: a escolha de influenciadores relevantes para o seu marketing incentiva conexões puras e verdadeiras com seu público. As mensagens dos influenciadores são mais autênticas e verossímeis do que o texto padrão dos anúncios.
  • Melhor segmentação de público: o marketing de influenciadores pode ser tão amplo ou específico quanto sua empresa desejar. Além disso, não é preciso se preocupar com bloqueadores de anúncios, porque o marketing de influenciadores é nativo.

Dicas para melhorar o marketing de influenciadores

As campanhas de marketing de influenciadores começam quando as empresas estabelecem conexões com pessoas que motivam e inspiram seus clientes. Os influenciadores vêm como líderes de opinião do setor, microinfluenciadores e celebridades. Independentemente de quem sua marca escolher para se conectar, lembre-se do seguinte:

  • Aborde os influenciadores com cautela: escolha alguém que se adapte tanto à sua visão de negócios quanto às necessidades do seu público. Crie relacionamentos com influenciadores compartilhando o seu conteúdo e comentando em seus posts antes de pedir uma parceria.
  • Siga as regras: antes de aprofundar-se no marketing de influenciadores, examine os padrões estabelecidos pela Federal Trade Commission. As diretrizes de divulgação devem ser definidas nos acordos que você estabelecer com influenciadores. Por exemplo, os influenciadores são obrigados a destacar as publicações patrocinadas.
  • Abra mão de algum controle criativo: embora as diretrizes e o suporte da marca sejam essenciais para os influenciadores, eles também precisam de algum espaço para prosperar com criatividade própria. Os influenciadores de redes sociais trabalham muito para conquistarem seguidores e vão querer manter o mesmo tom e a mesma abordagem.
  • Promova as publicações dos influenciadores: sempre compartilhe o conteúdo que seu influenciador criar nos seus próprios canais de redes sociais. Quanto mais você destacar sua colaboração, melhores serão os resultados para você e seu influenciador.
  • Avalie os resultados: acompanhe os resultados das campanhas de influenciadores. Não se concentre apenas nas métricas de vaidade, como comentários e curtidas. Defina uma meta para sua campanha e liste os KPIs a serem avaliados.